domingo, 13 de dezembro de 2009

Unidade 2

Caras Formadoras e caros colegas,

Agora gostaria de partilhar as tarefas da Unidade 2 em que fiz uma análise crítica ao documento do Modelo de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares, tendo em conta aspectos pedidos pelas formadoras.

Foram objectivos desta sessão:

• Perceber a estrutura e os conceitos implicados na construção do Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares.
• Entender os factores críticos de sucesso inerentes à sua aplicação.


Para este Módulo, foi pedido que realizasse uma de duas tarefas.
Escolhi a 2ª tarefa que consistia em fazer uma análise crítica ao Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares, tendo em conta os seguintes aspectos:

- O Modelo enquanto instrumento pedagógico e de melhoria de melhoria. Conceitos implicados.
- Pertinência da existência de um Modelo de Avaliação para as bibliotecas escolares.
- Organização estrutural e funcional. Adequação e constrangimentos.
- Integração/ Aplicação à realidade da escola.
- Competências do professor bibliotecário e estratégias implicadas na sua aplicação.

Para visualizar este trabalho, clique aqui.

Para a 2ª parte da tarefa, seleccionei o contributo de uma das colegas e fiz um comentário fundamentado à análise efectuada.

- De seguida, apresento o comentário que fiz ao trabalho da colega Fernanda Lopes.

SABER MAIS - LEITURAS RECOMENDÁVEIS
Eisenberg, Michael & Miller, Danielle (2002)“This Man Wants to Change Your Job”, School Library Journal. 9/1/2002

Todd, Ross (2002) “School librarian as teachers: learning outcomes and evidence-based practice”. 68th IFLA Council and General Conference August.

Todd, Ross (2008) “The Evidence-Based Manifesto for School Librarians”. School Library Journal. 4/1/2008.

MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO - RBE -

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