Caras formadoras e caros colegas,
Aqui vai o meu contributo para a última sessão online.
Tendo em atenção as noções indicadas no guião deste workshop pelas formadoras, sobre a distinção entre descrição e avaliação,na operacionalização do modelo de auto-avaliação no que se refere à utilização da linguagem em contexto de avaliação e de planificação de acções para a melhoria:
- Descrição – Dizer o que acontece, sem apreciações sobre os resultados nem referência ao valor da acção ou processo em causa;
- avaliação – Fazer uma apreciação baseada na análise de informação relevante e evidências. Frequentemente inclui a explicação das consequências de uma determinada acção ou processo.
A um bom enunciado avaliativo podemos fazer a pergunta “e depois?” – um bom enunciado avaliativo explica as consequências ou implicações (que podem ser negativas ou positivas).
1ªACTIVIDADE - Distinguir descrição de avaliação
1- De vários enunciados, indicar os que seriam descritivos e os que seriam avaliativos.
2- Melhorar os enunciados mais descritivos, transformando-os claramente em enunciados avaliativos (criação de hipóteses possíveis).
2ª- ACTIVIDADE- Distinguir enunciados gerais de específicos
1 - Analisar dois enunciados, apontando as suas fragilidades e propondo eventuais alterações que os transformassem em enunciados específicos e que concretizassem hipóteses reais de acções para a melhoria.
domingo, 20 de dezembro de 2009
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